Nan Goldin… “A transgressora”

Nan Goldin está na Bienal de Artes de São Paulo 2010… Na Bienal é apresentado o slideshow “The Ballad of Sexual Dependency”, com centenas de imagens feitas entre 1979 e 2004, que registram a cena punk, o universo das drogas, o feminismo e a Aids.

Nan Goldin após ser agredida pelo namorado – 1984

Nan Goldin (Washington, D.C.,1953) é uma fotógrafa norte- americana conhecida por suas fotografias em que retrata amigos e familiares em momentos íntimos, sensuais e transgressores.

Goldin cresceu em uma familia judia de classe média alta em Boston, Massachisetts, Em 1968 um professor da escola e que estudava, Satya Community School, lhe introduziu a câmera fotográfica; Goldin tinha quinze anos de idade. Sua primeira mostra solo, realizada em Boston em 1973, foi baseada em suas jornadas fotográficas através das comunidades gays e transexuais da cidade, introduzida no meio pelo amigo David Armstrong.

Depois de se formar, Goldin mudou-se para Nova York. Começou então a documentar o cenário new-wave pós-punk, simultaneamente à subcultura gay no final da década de 1970 e começo da década de 1980.

Na sequência algumas fotos de Nan Goldin…



Anúncios

6 comentários em “Nan Goldin… “A transgressora”

  1. Ah! O mundo fotografado tb não é dos mais belos.
    O que acho interessante em Nan é que ela não glamourisa o objeto a cena a violência.
    Mas preciso ir a bienal mais preparado p/ ver essa desordem toda.

    Beijo gde

Os comentários estão encerrados.