W. Eugene Smith

William Eugene Smith (1918-1978) é um clássico – uma unanimidade pela obra que produziu e pelo que representa para a fotografia jornalística e editorial.

W. Eugene Smith conversa com crianças após a batalha pelo controle de Saipan, Japão, 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)

Smith se notabilizou com as reportagens que fez para a revista LIFE entre as décadas de 1940 e 1950. Durante a Segunda Guerra Mundial, estava na mítica batalha de Iwo Jima, cobrindo a ofensiva norte-americana no Japão. Suas fotos de guerra impressionam pela forma como ele se aproximava do combate e mostrava o terror. Smith, por fim, sofreu um grave ferimento que o fez passar por mais de trinta cirurgias.

Infantaria da 7ª Divisão do Exército norte-americano durante os ataques ao sul de Okinawa, Japão, durante a Segunda Guerra Mundial – 21 de abril de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
Soldado da 7ª Divisão do Exército norte-americano conforta companheiro ferido durante a batalha de Okinawa – 01 de maio de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)

Foram, porém, suas reportagens com temas sociais que o tornaram uma referência na história da fotografia. Com ele, a fotografia humanística se personifica. Em 1952, Smith publicou na LIFE o seu mais famoso ensaio: Aldeia Espanhola. A reportagem mostrava a rotina medieval de uma vila na Espanha, Deleitosa, durante o governo do ditador Franco. A reportagem retratava a pobreza e o modo precário como os moradores do interior da Espanha viviam naquele período. A reportagem teve uma repercussão imensa pelo destaque que a LIFE lhe deu.

rês membros da Guarda Civil do ditador Franco posam para o ensaio "Vila Espanhola" – Espanha, 1951 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)

Fotógrafo completo, Smith entrou na agência Magnum Photos em 1955 e continuou produzindo grandes ensaios. Ficava imerso durante meses, até mesmo anos, em um mesmo tema. Seguindo o lema humanista do fotógrafo, a Fundação Eugene Smith premia, desde 1979, fotógrafos com bolsas para o desenvolvimento de ensaios com temas sociais.

Minério sendo processado nos fornos elétricos da Monsanto Chemical, 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)

Outros ensaios…

Ensaio Minamata de 1971 

Ensaio Country Doctor de 1948

Anúncios