Araquém Alcântara…

Araquém Alcântara

Araquém Alcântara (1951), de Florianópolis, é um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, considerado o mais importante fotógrafo dessa especialidade em atuação no país.

Seu trabalho, presente em museus e galerias de vários países, tornou-se referência nacional e fonte de inspiração para novos fotógrafos.    www.araquem.com.br

Em sua vasta produção constam 39 livros sobre temas ambientais, cinco prêmios internacionais, 32 nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para publicações nacionais e estrangeiras.

Autor de Terra Brasil, o livro de fotografia mais vendido no país, Araquém Alcântara é o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais brasileiros. Também produziu uma edição especial, como colaborador, para a revista National Geographic, intitulada Bichos do Brasil.

“Araquém é andarilho, viajante, pioneiro na documentação ambiental contemporânea. Ele faz poemas visuais e usa a fotografia como arma de conhecimento e prazer. Seu trabalho é um dos primeiros a criar uma memória e uma identidade visual para o país, transportando-nos para espaços desconhecidos e de raríssima beleza. Um olhar politizado e esclarecedor, necessariamente exaustivo e paciente, marcado pelo encantamento de revelar a dignidade do povo brasileiro e a exuberância de nossa natureza. Araquém é um colecionador de mundos”.
(Rubens Fernandes crítico de fotografia)

Anúncios