Ah, vc é Fotógrafa(o)?? E vc trabalha com o que???

COMO ASSIM ???????
Vem cá, pensa comigo…
Se a pessoa diz q é Fotógrafa(o), então ela TRABALHA com ?????
Dou-lhe 1, dou-lhe 2, dou-lhe 3…
FOTOGRAFIA !!!
Eeeeeeeee, MUITO BEM !!!! 

Eu sei que é muito difícil para uma pessoa “normal” que tem um trabalho de rotina, todo dia do mesmo jeito no mesmo lugar entender que um fotógrafo “não tem rotina”, ou melhor é uma “rotina totalmente maluca”, de acordo com os trabalhos que surgem ou conforme sua “veia criativa” exige, portanto não fique indignado se vc pessoa “normal” esta trabalhando em uma segundona, das 8 as 17h , e aquele seu fotógrafo preferido, por exemplo, esta trabalhando em casa e no horário que acha q produz melhor.
Afinal de contas enquanto vc curtia aquela festa, bebendo, dançando e se divertindo com seus amigos, o querido fotógrafo estava lá com o punho doendo de tanto segurar uma máquina “trambolho”, com dor nos pés de tanto ficar em pé, dor nas costas de carregar equipamento, morrendo de fome mas não parando pra fazer “pit stop” com medo de perder um momento importante.
Ai vc pessoa “normal”, pensa… Ahhh super fácil, são só 4 horinhas de “festa”! (volto a repetir, pra gente não é festa é trabalho!) e depois vc vai pra casa… Simmmmmmm, vamos pra casa e depois passamos mais 15 dias só editando, tratando e tentando deixar as fotos perfeitas para o cliente, afinal é nosso TRABALHO e tem q ter boa qualidade.  E pode acreditar que enquanto vc dorme nós ficamos na frente do computador tentando terminar tudo o mais rápido possível, exportando, editando, diagramando, etc, etc…  Aqui tomei como exemplo uma “festa”, mas no fotojornalismo, no fotodocumentarismo, na fotografia de moda, publicidade… todas tem perrengue do mesmo jeito e pode ter a mais absoluta certeza que TODOS TRABALHAM !!!
Trabalham de formas bem diferentes mas TRABALHAM, E MUITO !!!!

Sem contar que pra ser fotógrafo não basta comprar uma máquina “grande” e sair por ai clicando no “automático”, vc TEM SIM que estudar, o básico que seja, sozinho, em escolas, não importa, TEM Q ESTUDAR, portanto além de investir em equipamentos que mesmo os mais simples SÃO CAROS, a gente também tem que investir em ESTUDOS, cursos, workshops, fóruns, eventos de fotografia das mais variadas formas, pq só através disso conseguimos ter um “repertório” que possa (independente da máquina, da marca do equipamento) diferenciar o nosso trabalho de todos os outros que apenas compram uma máquina digital e se dizem fotógrafos. Não se engane, fotógrafo estuda MUITO !!!

Fotógrafo trabalha enquanto vc se diverte, e se diverte enquanto vc trabalha, fotógrafo tem q saber a técnica mas também tem q entender a arte, tem que ter dedicação, tem q assistir filmes, ir a museus, ver exposições, conhecer lugares, assistir shows, se informar, pesquisar, ler, ver, pensar, sentir, ouvir… ou seja tem que aumentar o seu repertório visual e sua sensibilidade de muitas e muitas formas, e isso vai muito além do simples ato de apertar o botão e clicar…

Outro fato que incomoda MUITO é quando a pessoa vê a foto que vc tirou,  e exclama: “Nossa, que máquina vc usa? Ela deve ser muito boa, hein!” ou então “Ah, com esta máquina até eu tiro foto boa!”… rs. Entendam uma coisa, máquina boa nos ajuda MUITO masssssssss se vc não estuda, não se dedica e não sabe nada, não há máquina “boa” que te salve, pode acreditar. Nosso olhar e nosso cérebro é que fazem a foto boa, óbvio que após um certo tempo precisamos de um equipamento melhor que atenda as nossas necessidades, pq conforme vamos nos aprimorando precisamos de certos recursos que só algumas máquinas mais “potentes” podem oferecer, mas a forma de ver e de pensar será unicamente nossa, não vai ser a “marca x ou y” que vai deixar seu modo de enxergar as coisas melhores… Como diria Ansel Adams (1902-1984)…”Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”

Então, ficamos combinados…
FOTÓGRAFOS TRABALHAM e TODO ESTE TRABALHO, DEDICAÇÃO, ESTUDO E INVESTIMENTO (q não são poucos) devem certamente ser bem remunerados!

(Érica Catarina Pontes)

Anúncios

13 comentários em “Ah, vc é Fotógrafa(o)?? E vc trabalha com o que???

  1. É a eterna luta de trazer cultura ao mundo, fazendo com que entendam um pouco mais a cerca de nosso trabalho. Cabe a nós mantermos o moral e a profissão em pé, não permitindo que “prostituam” nosso trabalho.
    Um outro exemplo é o Músico.
    _Você faz o que da vida? _ Sou Músico. _ E trabalha com que?

    Lindo Desabafo Érica.
    Beijo

  2. Músico, DJ, fotógrafo, designer…. Estamos no mesmo barco. De repente ainda dá pra fazer uma faculdade de psicologia e atender aos artistas desiludidos rs… Gostei do texto, compartilhei. Abs!

  3. Ola, sou professora de ARTE, mas como gostaria MUITOOOOOOOOOOde poder ser FOTOGRAFA.
    AMO tirar fotografias e um dia ainda quero fazer UM BOM CURSO e COMPRAR UMA BOA MÁQUINA.
    PARABÉNS gostei muito do seu texto.

  4. O curioso é que estas mesmas pessoas que perguntam que câmera fotográfica utilizamos quando gostam de uma fotografia, não perguntam para o cozinheiro que panela usou quando gostam de um prato culinário. Para elas ainda não está claro que a câmera é um instumento, uma ferramenta, um meio que ajuda na produção de uma imagem.

    Eu geralmente respondo perguntando se a pessoa que está atrás da câmera também não leva os créditos.

    Eu sempre digo a estas pessoas: “A cada instante, todas as pessoas estão “filmando” tudo que está ao seu redor. A fotografia é nada mais nada menos do que o congelar de um destes instantes que mais nos chamou a atenção, que teve um significado diferenciado ou que simplesmente desejamos eternizar por nos ter transmitido algo que em palavras seria impossível descrever.”

    Esta mesma pessoa que disse ter gostado da nossa fotografia, na verdade gostou de um entre vários instantes que a nossa visão enquadrou e que nos fez sensibilizar de alguma forma.

  5. Parabens pelo texto pena que 80% das pessoas nao tem esta visão que as pessoas que trabalha com arte no modo geral são assim , como voce mensionou no texto, enquanto estamos trabalhando ” voces” estão na balada e quando vão embora continuamos trabalhando e quando eles trabalham nos divertimos …. para muitas pessoas a vida de quem trabalha com arte é sempre uma festa..
    e mais uma vez parabens..

    1. Obrigada pela visita Wellington !!!! 😉

      Eu fiz quase q um desabafo e no final percebi que muitas pessoas estão nessa tb, fico feliz q tenha conseguido transmitir através do texto o que as pessoas “normais” (se é que isto existe…rs) precisam entender!
      Beijos

Os comentários estão encerrados.