{Minas Gerais} Ouro Preto

Por Érica Catarina Pontes
OBS.: Sou Fotógrafa e Viajante, não sou blogueira de viagem, nem tenho vínculo com nenhum local de hospedagem ou transporte, portanto o texto abaixo é o meu ponto de vista sobre o que vi, vivi e senti nesta viagem, nesta ocasião, Ok ?!?! 🙂

Valores Referentes à Abril de 2013

OURO PRETO – Minas Gerais, uma verdadeira aula de história e arte, em cada canto, cada ladeira, cada igreja. Escolhi ir pra Ouro Preto na Semana Santa de 2013 com um propósito certo que era fotografar as procissões que ocorrem nesta época, lembro que logo que iniciei na fotografia vi as fotos de algum fotógrafo que agora não me lembro exatamente quem era mas lembro perfeitamente das fotos da “Procissão do Enterro” em Ouro Preto e quando vi pensei, um dia quero fotografar também, demorou algum tempo e finalmente consegui fotografar todas as procissões com meu olhar, fora que respirar o ar das cidades históricas de Minas é sempre muito bom para nossa inspiração poética.

Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa 2013
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa 2013

Como Chegar: Partindo de São Paulo peguei um voo de Guarulhos até Belo Horizonte, dá pra ir de ônibus também, tem até ônibus direto pra lá mas todavia perde-se quase 12 horas de viagem, de avião acaba sendo mais prático e na maioria das vezes, comprando com bastante antecedência sai o mesmo preço da passagem de ônibus.  Foi o que eu fiz, me programei logo no início do ano e paguei o mesmo preço do ônibus na passagem ida e volta de avião. Chegando em Belo Horizonte, aeroporto de Confins, tem um ônibus que vai direto para Rodoviária e de lá tem que pegar outro ônibus para Ouro Preto, na fila apareceram algumas pessoas oferecendo “carona” a quase o mesmo preço da passagem de bus (fazem isto ilegalmente, claro), mas eu preferi não arriscar e ir de ônibus.

Do Aeroporto para Rodoviária de BH R$ 10,00 – 60 minutos até a rodoviária

Da Rodoviária de BH para Ouro Preto – R$ 27,25 ou 28,10 – 1h55 de viagem até Ouro Preto

P.S. Favor consultar valores atuais nos links.

Ruas de Ouro Preto Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa/2013
Ruas de Ouro Preto Fotografia: Érica Catarina Pontes

Onde Ficar: Na cidade existem muitas pousadas, como pra variar viajei sozinha escolhi me hospedar no Hi Hostel que sai mais barato e temos a chance de conhecer outras pessoas mais facilmente. Me hospedei no Brumas Hostel que fica super bem localizado ao lado do Museu da Inconfidência que fica bem no centro e à 300 metros da Rodoviária. O valor do quarto compartilhado para sócios é de R$ 35,00 e 42,00 para não sócios, isto em épocas “normais”, ou seja, sem ser feriado. O valores para feriados são diferenciados pois normalmente fazem um pacote para os dias o que aumenta o valor da diária em 50% ou mais.


Onde Comer, Balada, etc: 
A comida mineira é uma maravilha !! rs Cada dia almocei em um local diferente e não tenho um específico para recomendar, mas opção de restaurante tem de sobra. Quanto a “balada”, sinceramente não sei, porque na época da semana santa pelo que percebi a cidade “muda de cara”, bem diferente certamente de ir pra lá no carnaval, é outro “espírito” e como eu tinha ido programada pra fotografar as manifestações populares, culturais, religiosas não me importei muito em dormir cedo, ou dormir após uma noite fotografando a cidade histórica.

Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa 2013
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa 2013

O que Fazer: Pra variar eu já saí com a “lição de casa” pronta (rs), então já sabia tudo que queria fotografar e visitar, Ouro Preto é uma cidade toda cheia de “ladeiras”, embora seja tudo “perto” acaba se tornando um tanto quanto longe quando andamos o dia inteiro naquele sobe e desce a ladeira, então para os “cansados” (rs) existe micro ônibus para todos os cantos da cidade (a passagem é algo em torno de R$ 2,00/ 3,00, não me lembro exatamente)

Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa/2013
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa/2013

CIRCUITO DE MUSEUS: Museu Aleijadinho, Museu de Arte Sacra, Museu Casa dos Contos, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu Casa Guinard, Museu da Inconfidência, Museu do OratórioFicam todos no centro histórico, mas lembre-se que vc vai subir e descer ladeira o dia inteiro, então se tiver tempo é melhor visitar aos poucos.

Museu da Inconfidência Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa 2013
Museu da Inconfidência
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa 2013

SEMANA SANTA

Os dias são super intensos nesta semana, é missa, procissão, encenação, etc. Eu cheguei na quarta feira santa mas a programação fora da igreja, pelas ruas só começou na quinta- feira.

P.S. Deixando bem claro que, Não tenho religião ! Mas gosto dos ritos, dos mitos, dos símbolos e tudo o que envolve as manifestações religiosas, por conta disto acabo circulando desde o catolicismo até o candomblé sem preconceitos, gosto de fotografar coisas bonitas de se ver, e fico imensamente feliz qndo consigo transmitir a energia que presenciei naquele momento, portanto, sou fotógrafa e para tal tenho que ser sempre uma curiosa ! 😉

 O que eu fotografei na Semana Santa 2013:

  •          Quinta à noite: Cerimônia do Lava-pés
  •          Sexta à noite: Procissão do Enterro
  •          Sabado de noite: Início da confecção dos tapetes de serragem
  •          Domingo de manhã (Por volta de 6h00): Procissão da Ressurreição.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 IGREJAS

O que mais tem em Ouro Preto é igreja e capela, em cada esquina tem uma, decorar o nome de cada uma eu nem tentei, mas fotografar eu fotografei, porque todas são uma bela obra de arte, então fiquem com as imagens…

Este slideshow necessita de JavaScript.

PASSEIO DE TREM

Vale a pena pegar o trenzinho para visitar a Mariana, a cidade vizinha, o passeio é bem bonito. Eu preferi só ir de trem e voltar de ônibus circular, pq assim tinha tempo para fotografar tranquila sem horário certo pra voltar, mas dá tb pra comprar as passagem já de ida e volta, o que acaba saindo mais barato.

Saída de Ouro Preto: 10h00 Saída de Mariana: 14h00

Ida e Volta no vagão comum: 50,00 / Somente Ida: 40,00

Ida e Volta no vagão Panorâmico: 80,00 / Somente Ida: 60,00

Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana Fotografia: Érica Catarina Pontes - Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana Fotografia: Érica Catarina Pontes - Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana Fotografia: Érica Catarina Pontes - Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana Fotografia: Érica Catarina Pontes - Março 2013
Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Março 2013
Mariana - MG Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa/2013
Mariana – MG
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa/2013
Mariana - MG Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa/2013
Mariana – MG
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa/2013
Mariana - MG Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa/2013
Mariana – MG
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa/2013

 OUTRAS DICAS

  •          Casa da Ópera – É o teatro mais antigo em funcionamento.

Mais Informações: http://casadaoperaop.wordpress.com/

Casa da Ópera. Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa 2013
Casa da Ópera.
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa 2013
  •           Mina do Chico Rei – Está aberta à visitação turística nos 50 metros iniciais.

Mais Informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mina_de_Chico_Rei

Mina do Chico Rei. Fotografia: Érica Catarina Pontes - Páscoa 2013
Mina do Chico Rei.
Fotografia: Érica Catarina Pontes – Páscoa 2013

 
Dicas “Marotas” da Catarina:

  •          Após estes dias em Ouro Preto resolvi  passar meu último dia visitando Inhotim, portanto voltei para BH e passei 1 dia em Inhotim e foi supermegablaster corrido, tanto que estou voltando pra lá novamente este ano, se puder separe 2 dias para Inhotim. Vou escrever um Post especial sobre lá.
  •          Vá preparado para andar, subir e descer ladeira, portanto leve sapato confortável, salto é só para as fortes que gostam de se equilibrar o tempo inteiro…rs. Na chuva então é tombo na certa ! rs
  •          Os Museus são todos pagos, não me recordo os valores de cada um, mas não é nada muito absurdo, ao em torno de R$ 5,00 e R$ 10,00
  •          Se vc quer “agito” melhor visitar Ouro Preto no carnaval, nas outras datas creio eu que seja bem tranquilo, é um lugar pra se “viajar no tempo e na história”.
Autoretrato Érica Catarina Pontes
Autoretrato Érica Catarina Pontes

Quem sou: Érica Catarina Pontes | Fotógrafa
Onde estou: Guarulhos – SP
Conheça meu trabalho www.ericatarina.com.br

2 comentários em “{Minas Gerais} Ouro Preto

  1. Viajar através de suas fotos é algo muito prazeroso. Me deu vontade de fazer as malas e ir a Outro Preto agora mesmo. Parabéns, Érica. Lindíssimo trabalho!

    1. Fico muito feliz que consiga mostrar em imagens as belezas dos lugares, agora o próximo post será sobre Inhotim, estou preparando e logo publico.

      Obrigada pelo apoio de sempre.

      Bjos

Os comentários estão encerrados.