{Paraná} Foz do Iguaçu

Por Érica Catarina Pontes
OBS.: Sou Fotógrafa e Viajante, não sou blogueira de viagem, nem tenho vínculo com nenhum local de hospedagem ou transporte, portanto o texto abaixo é o meu ponto de vista sobre o que vi, vivi e senti nesta viagem, nesta ocasião, Ok ?!?! 🙂

Os valores aqui expressos são referentes à Julho de 2014

Foz do Iguaçu – Paraná – Um lugar mega turístico e como todo lugar turístico, os preços praticados por lá são altos, mas vale a pena conhecer este patrimônio natural da humanidade.  Este é o tipo de lugar que você sente a força da natureza de perto e só não se renova quem não esta aberto para parar, respirar e principalmente olhar e sentir a magnitude de tudo aquilo.  Como sempre, não gosto de ir para qualquer lugar que seja sem saber o mínimo de coisas sobre o local, então já saí com a lição de casa feita, sabendo o que eu queria ver, fazer e o que poderia incluir quando chegasse lá. Adoro programar minhas viagens procurando tudo sobre os locais e anotando o que pode me interessar para não me sentir uma perdida total, se estou indo para algum lugar é porque tem algo lá que me interesse muito e principalmente que interesse fotografar, então faço questão me de informar o máximo que puder para ser uma viajante consciente. 🙂

Como Chegar: A passagem de avião para Foz do Iguaçu não é barata (preços sem promoção variam de R$ 400,00 à 900,00), portanto fiquem ligados nas promoções de empresas aéreas e programem-se para compra antecipadamente. As passagens de ônibus custam por volta de R$ 140,00 (SPxFoz)  e são 15 horas de viagem.

Eu aproveitei a promoção da Gol que rolou em Maio com a volta à R$39,00 e já programei a viagem para julho, assim a ida e volta com todas as taxas saiu por R$250,00, uma pechincha !  Fora que a viagem de avião dura em torno de 1h30, super rápido.

O “macete” é sempre ficar ligado nas promoções, é possível viajar o Brasil de avião por preços justos, mas tem que comprar com antecedência, um bom local para ver estes tipos de dicas é a Fanpage do “Melhores Destinos”.

WP_20140703_004
Visão de dentro do avião na chegada à Foz do Iguaçu, o parque das Cataratas logo abaixo, é lindo !!!

Onde Ficar:  Foz do Iguaçu tem muitos hotéis, pousadas e hostels ❤ , como boa viajante solitária escolhi ficar no hostel. Em Foz tem muitas opções, desde hostel no centrão até mais afastado, como eu moro em cidade grande escolhi ficar no  Iguassu Eco Hostel (diária em quarto coletivo R$40,00), pela proximidade das Cataratas, do do Parque das Aves e pela distância do centro (não queria ficar no meio da cidade grande…rs), dentro disto achei tudo muito bom, as pessoas que trabalham lá são excelentes, atenciosas e por conta da copa tinha gente do mundo inteiro hospedada por lá, então recomendo ficar neste hostel quem não quer agito, nem badalação, quem quiser sair de noite, etc melhor se hospedar em algum outro local no centro da cidade. 

Para chegar no Iguassu Eco Hostel é bem fácil, do aeroporto ou você pega um taxi que fica R$ 20,00 (Valor fixo) ou um ônibus que vai pras Cataratas que custa R$ 2,85 (ônibus 120). Do aeroporto até o hostel demora uns 5 minutos de carro.

Recepção do Iguassu Eco Hostel
Recepção do Iguassu Eco Hostel

P.S. Para quem não conhece o que é um “HOSTEL” (com s mesmo) clique aqui 

Onde Comer, Balada, etc:  Como fiquei hospedada bem afastada do centro, a última coisa que pensei foi em “balada”, queria aproveitar o dia inteiro sem cair de sono, portanto não saí pra lugar nenhum de noite, mesmo porque o hostel fica no final da Av. das Cataratas e não tem nem restaurantes próximos, no próprio hostel você pode reservar sua janta que é bem servida (uma pratada eu diria…rs) por um bom preço.

De dia eu comia no lugar mais próximo de onde estava, no tempo que tinha, porque queria cumprir meu cronograma de 4 dias e 5 noites em Foz… então não tenho restaurante pra indicar pois vivi mais de lanches, empanadas argentinas e luz…. kkkkkkkk, brincadeira, mas a minha principal refeição era feita só de noite no hostel.

O que Fazer:

1- Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu (Brasil) – Entrada: R$ 29,20 (preço para brasileiros)
Mais Informações: www.cataratasdoiguacu.com.br

Entrada do Parque das Cataratas no Brasil
Entrada do Parque das Cataratas no Brasil

Ao lado do hostel, 5 minutos de caminhada, adorei isto !  

A parte brasileira das Cataratas parece coisa de gringo ou feita para os gringos, não me lembrou um parque e sim o shopping… rs… No valor da entrada já esta incluído o ônibus que vai te levar até as Cataratas, não você não tem opção de ir a pé, tem que ir obrigatoriamente de ônibus, no meio do caminho ele para no Macuco Safari (Passeio de Barco) e em outras paradas para atividades de “aventura” como arvorismo, rapel, etc… Confesso não me empolguei com nenhuma, primeiro que todas são caríssimas e segundo que pagar pra fazer uma trilha de 1km, eu me recuso!!!  Fala sério, prefiro fazer trilha na Serra da Cantareira que é de graça e bem mais interessante! kkkkkk   Mas voltando ao que interessa, se você não fecha nenhum destes passeios vai direto pra Parada da Trilha das Cataratas, que também não é uma trilha é um caminho que segue ao redor das Cataratas.

Vista do Caminho das Cataratas
Vista do Caminho das Cataratas

Pare, respire e contemple a natureza, se conseguir… kkkk Eu digo se conseguir porque os ônibus chegam um atrás do outro e vem aquele bando de gente enlouquecida querendo tirar foto posada na frente das cataratas e te empurrando… kkkkkkkkk Eu fingia que não era comigo e aproveitei cada segundo, contemplei, me molhei, fotografei, enfim aproveitei bem o passeio, mas o percurso que percorre as Cataratas não é grande então em meio período você consegue fazer tudo. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

As Cataratas são maravilhosas, coisa linda de ver e me senti muito feliz em ter ido conhecer mais este patrimônio natural.

Caminho das Cataratas
Caminho das Cataratas

Ao final do percurso tem um espaço para lanches, etc, tudo SUPER caro !!! hahahahahaha  Mas fiquei um tempo por lá também pois tinham muitas borboletas transparentes e achei elas lindas !!! Ah, cuidado com os quatis eles são terríveis e roubam suas coisas se bobear…pior que macaco ! rs  (e eles fazem isto dos dois lados da Catarata, tanto no brasileiro, quanto no argentino, portanto fique esperto com suas coisas!). Para sair do parque tem que pegar o ônibus novamente até a portaria.

WP_20140704_011
As borboletas de “vidro”… 🙂

Fiz um vídeo bem caseiro, nem ia publicar, mas como é rapidinho acho q vale a pena só pra sentir a força das Cataras…

2- Parque das Aves – Entrada: R$ 20,00
Mais Informações: www.parquedasaves.com.br

Fui sem muitas expectativas porque estava hospedada na frente, então não tinha cabimento não visitar, mas confesso que estava com “pré conceito” de ir achando que fosse um zoológico de aves como qualquer outro zoológico… E como uma boa surpresa, eu estava enganada !!! 😀  Achei incrível o lugar. Fizeram alguns recintos bem grandes, de forma que passem por cima das árvores, assim podemos entrar neles e passear. Foram recriados os ambientes em que as aves vivem e nós reles humanos podemos passear junto com elas, achei muito bacana, pensei que fosse demorar meia hora e fiquei mais de 2 horas lá dentro passeando e fotografando as aves.

WP_20140704_016

Circuito de visitação do Parque das Aves.
Circuito de visitação do Parque das Aves.

Se você tem medo de bicho (tem gente que tem medo até de formiga…rs), não vá ! Porque as araras, tucanos, siriemas e outras espécies voam sobre sua cabeça, deixam você chegar perto, passar a mão e não seria legal ficar fazendo escândalo cada vez que isto acontecer (praticamente o tempo todo)… você não vai curtir nada do passeio e capaz de assustar os bichinhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

3- Passeio de Helicóptero – Valor: R$ 280,00
Vista Panorâmica das Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro)

Primeira expressão: “Affe, que caro” !!! rsrsrsrs
Depois do Passeio: É fantásticooooo!!… kkkkkkkk

Fui na frente do lado do piloto e achei O MÁXIMO !!!! ahahahahaha
Fui na frente do lado do piloto e achei O MÁXIMO !!!! ahahahahaha

Quem disse que passeio de helicóptero é barato ?!?!?! Eu sempre soube que é caro, se alguém aí souber de algum barato me avise que quero ir ! rsrsrs

WP_20140704_026
Na frente tem uma parte de vidro embaixo dos pés que eu pirei !!! kkkkkk

Se você tem muito medo de altura e passa mal até em avião, melhor não ir, a sensação de voar é bem mais forte do que no avião, o voo panorâmico é sobre as Cataratas mas até chegar lá passa por cima das árvores do parque, é um sobrevoo de 10 minutos que para quem nunca andou de helicóptero (como eu) parece 1 hora, o tempo é o suficiente pra sentir frio na barriga, vontade de rir, de chorar de tudo, não tenho como descrever a sensação, só sei que foi o meu melhor investimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conclusão da história: Vale cada centavo !!! Ver as Cataratas de pertinho é incrível mas ver do alto é indescritível !!!

Vista Panorâmica das Cataratas
Vista Panorâmica das Cataratas

 4- Parque Nacional del Iguazu (Argentina) – Valor: $150,00 Pesos Argentinos (preço para brasileiros)
Mais Informações: www.iguazuargentina.com

Primeira coisa, normalmente na entrada no Parque não aceita real, mas como tive a feliz idéia de ir no dia do jogo da argentina na copa eles estavam aceitando pois a casa de câmbio estava fechada. Dentro do Parque você consegue pagar em real, mas aí é o preço deles, um valor próprio… Foi a água mais cara que paguei, uma garrafinha pequenininha R$7,00 … Então troque seu dinheiro por pesos antes de ir pra lá porque quando eles cobram em real fica tudo mais caro, e troque a mais também, eu troquei só $200 pesos e não deu nem pro cheiro pq a entrada é $150,00 e o que sobrou descobri que não dava nem pra água! kkkkkk  Tem um monte de lugares no parque que você pode parar para comer seu lanchinho tranquilamente se levar o seu na mochila (de novo, cuidado com os quatis!).

Para chegar as Cataratas Argentinas você tem várias opções, Taxi de Foz até lá R$ 120,00, Van Compartilhada de Foz pra lá (tem que agendar) R$ 89,00, ou de busão que não é nenhum sacrifício para quem esta acostumada a se virar em uma cidade como São Paulo.  Eu achei bem tranquilo ir de ônibus, só é trabalhoso porque não tem um ônibus direito,  tem que pegar um do centro de Foz até Puerto Iguazu que custa R$ 4,00, no meio do caminho todos descem do ônibus para passar na fronteira (nesta passagem é necessário mostrar o RG para brasileiros e o passaporte para estrangeiros, nem adianta chorar se estiver sem porque terá que voltar para buscar) e retorna-se ao mesmo ônibus em seguida, após passar a fronteira já é a cidade de Puerto Iguazu, descer no terminal e pegar o ônibus que vai direto para as Cataratas (R$12,00), sei que no total geral com todo o transporte ida e volta (inclusive até o hostel) gastei alto em torno de R$ 37,00

WP_20140705_006 (1)

O parque nacional del Iguazu (lado argentino) na minha opinião é bem mais bacana (tem cara de parque e não de shopping… rsrs), tem mais caminhos e não precisamos de transporte para andar pelo parque, o percurso é todo feito a pé e em alguns trechos temos um trenzinho (que não é obrigatório pegar, tem o caminho a pé também) que leva da estação central a mais dois pontos, infelizmente a Estação da Garganta do Diabo que é a final estava fechada, tanto a ida de trem até lá quanto a passarela para caminhada, por conta das fortes chuvas o volume de água aumentou muito destruindo a passarela, não sei quando retornará pois terão de reconstruir tudo novamente (dizem que talvez em dezembro de 2014 esteja pronto)

IMG_1538
O Trem sai da Estação Central até a Estação Cataratas, cerca de 10 minutos de percurso, depois iria até a Estação Garganta do Diabo se ela estivesse em funcionamento, mas por conta das chuvas que destruiu as passarelas, esta fechada.

Mesmo com o trecho da Garganta do Diabo fechado o passeio no parque é para para o dia inteiro, fazemos tudo a pé em passarelas construídas em meio a mata, e os trechos são divididos em “Paseo Superior e Inferior”, gostei dos dois, ambos reservam trechos de boa observação.

IMG_1607

Este slideshow necessita de JavaScript.

IMG_1618

Nas Cataratas Argentinas também tem alguns passeios pagos mas eu me contentei na caminhada de dia todo e foi ótimo, os outros passeios assim como do lado brasileiro, são pagos à parte.

É tudo nossoooo !!!! Adorei estas passarelas...
Hermanos, é tudo nossoooo !!!! Adorei estas passarelas…

 5- Complexo Turístico Itaipu – Os valores variam conforme o passeio que você escolhe, no site tem todas as informações.
Mais Informações: www.turismoitaipu.com.br

Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Itaipu é, hoje, a primeira maior usina geradora de energia do mundo.

O que já tinha feito reserva pela internet aqui em SP… 
Ecomuseu – Entrada: R$ 10,00
Visita Panorâmica – Passeio: R$ 26,00
Pólo Astronômico – Passeio: R$ 15,00

Escolhi visitar o Ecomuseu única e exclusivamente por conta da exposição de fotos do Sebastião Salgado que estava em cartaz, sem exposição sinceramente não sei se me interessaria…

WP_20140706_002

A visita Panorâmica em um dia de chuva foi um verdadeiro “passeio de indio”… kkkkkkkkk  Eu ja havia ficado molhada no trajeto do Ecomuseu até a central de visitantes, mesmo de guarda-chuva a calça ficou encharcada, aí já cheguei em cima da hora do outro passeio e fui direto pro auditório assistir o vídeo sobre Itaipu, quando saímos para o ônibus estava caindo um temporal e a tal visita panorâmica virou um filme de terror ! O ônibus é aberto em cima e a parte debaixo tem poucos lugares, ou seja, você coloca a capa de chuva e reza pra acabar logo pq o vento que bate ali na parte de cima mais a água fria da chuva é terrível, voltei do passeio tremendo… rs

O maravilhoso ônibus somente para dias ensolarados !!! kkkkkk
O maravilhoso ônibus somente para dias ensolarados !!! kkkkkk

Com chuva os passeios acontecem mas digo por experiência própria, não vale a pena, fiquei mais tempo com a cabeça abaixada no banco pra tentar me proteger do frio do que vendo alguma coisa. O Refúgio Biológico (com animais resgatados quando construíram a hidrelétrica), não abre quando esta chovendo, o circuito interno é valido pra quem é engenheiro, ou seja, pra mim não interessava, me restou ir até o Ecomuseu que estava rolando a exposição de Sebastião Salgado (Trabalhadores) e depois ir ao Pólo Astronômico que já havia agendado e só fui por conta do Planetário, detesto visita monitorada que o monitor fala como se a gente estivesse na escolinha… ahahahahaha tenho horror !!! Mas a sessão do planetário compensou os 40 minutos com monitoria de “o que é o que é”… kkkkkk

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Dicas “Marotas” da Catarina:

1) Tanto as Cataratas Argentinas quanto a Brasileira tem todo mês o passeio da Lua cheia, deve ser lindo, mas infelizmente não fui na época da Lua Cheia para fazê-lo, imagino o tanto de foto incrível que deve sair… Veja no site de ambas que eles avisam quando terá. 🙂

2) O passeio de barco nas Cataratas deve ser interessante porém com as chuvas dos últimos tempos eles não estavam fazendo o passeio completo por conta da força que estava a água, por isso eu optei em não ir. Tem o passeio do lado Argentino (Aventura Nautica) e do lado Brasileiro (Macuco Safari)  e a principal diferença entre eles é o valor, do lado brasileiro custa R$ 170,00 e do lado argentino custa $220,00 (pesos argentinos) que fica algo em torno de R$ 55,00, ou seja, do lado argentino é bem mais barato e me disseram que é mais emocionante também.

3) Deixe para trocar real por pesos argentinos em Foz, no aeroporto de Guarulhos $200 pesos iria me custas R$93,00 incluindo umas taxas absurdas que inventaram e em Foz os mesmos $200 pesos saíram por R$50,00 sem taxa alguma !!!  Fiz a troca na casa de câmbio que existe dentro da “Casa do chocolate” que fica na Av. das Cataratas mesmo. 😉

4) O voo de helicóptero pode ser parcelado em 3x no cartão ! ahahahha

5) Nos dias quentes a gente veste bermuda e os mosquitos atacam ferozmente dentro dos parques, portanto, dica importante, leve repelente !!!!

6) Itaipu é do outro lado de Foz, então calcule o tempo para chegar na hora certa ou perder o passeio que agendou, outra dica, compre na internet antes, o horário ja fica agendado e você pega uma fila diferenciada só para retirar o ingresso.

7) Não fui ao Paraguai, não tinha tempo, nem disposição, nem dinheiro, nem paciência… kkkkkkkk Depois que soube que é tipo uma 25 de março piorada, aí que fiquei com mais preguiça ainda, mas a dica é, compre em lojas grandes e recomendadas ou se lasque depois, porque nas galeriazinhas teve gente que comprou celular achando que era original e teve que chamar a polícia para receber o dinheiro de volta depois, eu sinceramente acho que não vale a pena se arriscar.  Para acessórios fotográficos a recomendada é a Monte Carlo que os produtos são todos originais, vc faz a compra pela internet e eles fazem entrega em Foz então não precisa nem se dar ao trabalho de ir até lá (muito melhor).  

Parei para descansar neste lugarzinho escondido no Parque do lado Argentino e achei que merecia uma foto. (autoretrato)

Quem Sou: Érica Catarina Pontes – Fotógrafa
Onde fiz estas fotos: Cataratas do Iguaçu – Brasil e Argentina
Onde estou: Guarulhos – SP
Meu trabalho: www.ericatarina.com.br

 

4 comentários em “{Paraná} Foz do Iguaçu

  1. As fotos estão lindas! Gostei das dicas criteriosamente detalhadas. Muito valiosas!

  2. Só posso dizer: SENSACIONAL.É seguir seu roteiro perfeito e aproveitar.Parabéns.

Os comentários estão encerrados.